Data de publicação: 14/05/2021


Autenticação de Serviços Digitais via aplicativo Meu gov.br


Recentemente, o acesso ao aplicativo Meu gov.br, criado e gerenciado pelo Governo Federal, foi liberado para todos os interessados. Esse app foi desenvolvido para facilitar o acesso a serviços digitais como SIGEPE, INSS, Receita Federal e outros por meio de um login único vinculado a uma base de autenticação alimentada com dados cadastrais pré-existentes em outras bases ligadas ao Governo Federal, como o cadastro da CNH ou até mesmo seu cadastro bancário em contas dos bancos estatais.


É importante salientar que, para acessar determinados serviços, o usuário precisa de um determinado grau de validação baseado em garantias de autenticidade - uma validação que possa confirmar quem ele realmente é com base na complexidade dos dados disponíveis na modalidade de autenticação escolhida.


São três os selos de confiabilidade disponíveis no momento: Bronze, Prata e Ouro. Essas classes determinam o nível de acesso do usuário com base na certificação de informações mais detalhadas de cada usuário: a classe Bronze necessita somente da validação do CPF por meio da base de dados da Receita Federal. Já a classe Ouro exige a identificação inequívoca da pessoa, com acesso a dados biométricos e afins. Proporcionalmente, as permissões das diferentes classes são diferentes: enquanto a classe bronze permite apenas a visualização de dados e cadastros simples, como o Meu SUS, a classe Ouro permite acesso a modificações de dados da base da Receita Federal.


SERVIÇO

Para download do aplicativo meu gov.br, acesse:

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.meugovbr


Para mais detalhes sobre o app e sua utilização, acesse:

http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/oquee.html

http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/oqueemeugovbrmobile.html


Para informações sobre como criar uma conta de acesso ao Meu gov.br, acesse:

http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/contaacesso.html



Para mais detalhes sobre os níveis de confiabilidade, acesse:

http://faq-login-unico.servicos.gov.br/en/latest/_perguntasdafaq/obtermaisconfiabilidadenacontadeacesso.html



Autor: Rômulo Pinto de Albuquerque


Revisão: Thaís Raquel Vieira de Moraes