Vazamento expõe dados de milhares de brasileiros

Data de publicação: 22/03/2021


A lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, também conhecida como Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. A lei tem como objetivo assegurar o direito de privacidade de dados pessoais dos clientes e usuários de empresas ou órgãos que tratam tais informações.

Assim, a LGPD impõe sanções como multas às infrações cometidas, como por exemplo o compartilhamento não autorizado de informações a terceiros, bem como os vazamentos de dados que geralmente ocorrem por incidente de segurança computacional. Para mais detalhes sobre a LGPD acesse: Você sabe o que é a LGPD ?


Recentemente foi descoberto dois mega vazamentos de dados que expôs dados de milhares de brasileiros e servidores públicos. O primeiro vazamento, expôs dados de cerca de 223 milhões de brasileiros contendo vários tipos de informação, tais como CPF, endereço e até mesmo fotos.


Para mais detalhes, confira as notícias:


G1 - Vazamento de dados de 223 milhões de brasileiros. O que se sabe, o que fazer.


G1 - Entenda o vazamento de dados que expôs 200 milhões de brasileiros.


O segundo, foi descoberto no início desse mês em fóruns da dark web, expôs cerca de 3,2 bilhões de senhas e contém cerca de 70 mil usuários do setor público brasileiro. O domínio mais exposto foi o "caixa.gov.br" com cerca de 2.197 senhas vazadas.


Para mais detalhes, confira as notícias:

poder360 - Mega vazamento global expõe 10 milhões de senhas de e-mail brasileiros

Observe que existem sites/pessoas na internet oferecendo consulta para saber se você teve seus dados vazados. O problema é que para essas consultas esses sites/pessoas também pedem informações pessoais e como não é um serviço oficial você não deve fornecer. Inclusive o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que fosse tirado do ar o site "fui vazado" que fornecia consulta sobre vazamento mediante fornecimento de algumas informações pessoais do usuário consultante. Leia a notícia em:

olhardigital - STF tira do ar "fui vazado" usado para consultas de vazamento.

Para realizar uma consulta segura existe o registrato, um sistema do Banco Central do Brasil que emite de forma gratuita relatórios com informações sobre seu relacionamento com instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio. É uma forma de você consultar sobre seus dados através de uma ferramenta oficial.


Acesse o link ou assista o vídeo para mais detalhes:

Banco Central do Brasil - Registrato

É interessante, também, através do site haveibeenpwned.com consultar seus endereços de e-mail para verificar se houve outros tipos de vazamentos. Para mais detalhes sobre como proceder acesse o link: Vazamento de dados como verificar ?

Assista ao vídeo explicativo sobre dicas básicas de segurança que podem lhe ajudar a evitar incidentes:

G1 - 5 dicas de segurança para sua vida digital